JOSÉ EMÍLIO - CIDADÃO ITAPIRENSE

168857495264a59be8aacfd657440621.jpg

A Câmara Municipal de Itapira realizou Sessão Solene para entra do título de Cidadão Itapirense ao sindicalista José Emílio Contessotto, que é presidente do Sindicato da Alimentação de Itapira, Lindóia, Águas de Lindóia, Socorro, Serra Negra, Amparo e Monte Alegre do Sul.

José Emílio nasceu em Mogi Mirim, no ano 1955. Com 14 anos de idade começou a trabalhar na usina de cana-de-açúcar, e  em 1986 mudou-se para Itapira e três anos depois fundou o Sindicato da Alimentação de Itapira e mesmo com todas as dificuldades, falta de apoio e descrédito, lutou fortemente contra o arrocho salarial e os desmandos contra os direitos dos trabalhadores.

Aos poucos foi conquistando o apoio da categoria e vieram as primeiras vitórias a favor dos trabalhadores da alimentação o que impulsionou o crescimento da entidade e a ampliação da base territorial para outras cidades da região. José Emílio sempre esteve envolvido com as ações sociais da cidade e apoiou a fundação de sindicatos de outras categorias como o dos servidores públicos municipais. Atualmente, além de presidente do Sindicato da Alimentação é também diretor sindical na Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Estado de São Paulo – FETIASP.

Neste momento tão ímpar que é a entrega do título de Cidadão Itapirense, a José Emílio Contessotto, é preciso se fazer uma reflexão sobre o trabalho que exerce um sindicalista. Por trás da luta por valorização, melhores salários e condições de trabalho, está o reflexo de tudo isso na vida de uma cidade inteira.

A luta por melhores salários significa mais comida na mesa do trabalhador, se o trabalhador ganha mais, ele compra mais, o comércio vende mais, precisa contratar mais vendedores, as empresas passam produzir mais e para isto é necessário contratar mais empregados, que vão ter condições de vida melhor. E essa roda não para de girar e tudo isso reflete em impostos que voltam pra cidade que transforma esses recursos em serviços a favor da população.

O reconhecimento da luta e trajetória de vida do sindicalista José Emílio Contessotto vai muito mais além de tudo isso. É reflexo por sua conduta de vida como homem, que não aceita injustiças e acredita num mundo melhor para todos.